Materiais Pop Art
Os principais artistas da Pop Art foram Robert Rauschengberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como matérias principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais principais gomaespuma, tinta acrílica, látex, poliéster, borracha, elementos transparentes e brilhantes, produtos com cores intensas e vibrantes, gessos, materiais fluorescente e acrílico, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real.
Exemplo de alguns materiais e como são usados na Pop Art:
Gomaespuma :
É um tipo de espuma elástica usada para enfatizar contraste do desenho.
Tinta Acrílica:
Pode ser aplicado sobre concreto, fibrocimento, reboco, massa acrílica, gesso, madeira, bloco de betão, estuque, tapume de alumínio e texturas variadas. Se for empregada diretamente sobre o reboco, requer a aplicação prévia de selador acrílico, além do tempo de espera para a cura (cerca de 30 dias).
Curiosidades
E como já dizia o poeta, não existe nada de novo sob a luz do sol. Então, muitas cantoras e bandas utilizaram esse estilo de arte em seus videoclipes.
Rihanna – Rude Boy
Que deixa bem claro sua influência com cores fortes e vibrantes.
Lady GaGa – Telephone
O videoclipe é completamente pop art. Cheio de onomatopéias e cores vivas e vibrantes, o curta-metragem lembra a estética das histórias em quadrinhos.
Marina and the Diamonds – Oh! No
A cantora britânica de 25 anos ainda não é tão famosa, mas o estilo utilizado em seu videoclipe sim. Super colorido, ela chega a usar até uma história em quadrinhos ao estilo de Roy Lichtenstein.
O Pop Art mistura diferentes