Estudos Disciplinares V
0 em 1 pontos
Segundo Roger Fisher, uma das maiores autoridades mundiais em negociação, existem sete elementos-chave em uma negociação, que podem servir tanto à fusão de duas empresas no Brasil como para um tratado de paz entre países do Oriente Médio. Relacione corretamente abaixo os elementos (indicados em algarismos romanos) com sua importância / complemento (indicados em algarismos arábicos). I) Relacionamento entre as partes.
II) Interesse.
III) Inventar opções.
IV) Procurar formas de convencer a outra parte de que está sendo tratada de maneira justa.
V) É importante saber quais são as minhas opções, caso não cheguemos a um acordo. 1) Qual é o valor de mercado? Qual é o preço atual? Quais são os antecedentes? O que diz a lei? A outra parte deve estar convencida de que é tratada com justiça.
2) A negociação será melhor se ambas as partes acreditarem que buscam resolver uma preocupação comum e devem descobrir como lidar com suas diferenças.
3) Se quisermos ter um bom acordo, precisaremos conhecer todas as possibilidades. Temos que investigar profundamente o que temos a oferecer e o que a outra parte deseja.
4) Será que eu poderia fazer um acordo com outra pessoa? Será que poderia entrar com processo na justiça?
5) Independentemente de cultura, idade, raça, cor, religião; as pessoas têm seus próprios interesses – sucesso, aceitação, dinheiro, terras, segurança. Elas variam em função das circunstâncias e o negociador precisa descobrir qual é o real interesse da outra parte.
Resposta Selecionada:
d.
I-1; II-5; III-2; IV-3; V-4
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Existem dois tipos de negociação: a competitiva, em que cada um dos lados busca satisfazer seus interesses individualmente, e a cooperativa, em que, por meio de um acordo, busca-se a satisfação dos interesses de ambas as partes. Entre as alternativas abaixo, indique aquela que representa uma negociação cooperativa.
Resposta Selecionada:
e.
Trata-se de um processo em que