Estudos disciplinares 2012
Síntese:
Os grupos de trabalho se formam por que seus membros têm necessidades, interesses e metas em comum. Os grupos de trabalho podem ser formais (organizado pela empresa) ou informais (organizado por afinidade de seus membros ou interesses similares).
Os administradores utilizam várias estratégias para melhorar o desempenho dos grupos:
-Estabelecem atividades para consolidar a equipe;
-Melhoram o processo grupal;
-Aproveitam as vantagens de uma população intercultural de trabalhadores diversos e diminuem os conflitos disfuncionais;
Desta forma buscam grupos que facilitam a administração, o que mais é conveniente para a organização, uma vez que as empresas diminuem cada vez mais o número de funcionários, os grupos auto dirigidos têm sido mais interessantes, pois desta forma os trabalhadores assumem mais responsabilidades em seu trabalho e consequentemente rompem os paradigmas da mentalidade das organizações administradas de forma tradicional.
Não é fácil para os líderes, porém, os trabalhadores devem transformar-se em facilitadores permanentes da nova relação no trabalho e estar dispostos a uma aprendizagem comum e constante que implica o escutar e compreender entre as partes envolvidas neste comportamento.
Uma parte decisiva na vida do homem desenvolve-se como membro de grupos reduzidos, grupos, como equipe de trabalho, a família, os amigos, a equipe política, os quais formam em conjunto, as estruturas e as organizações.
Na empresa, o conhecimento dos grupos é fundamental, porque eles existem, tem poder e podem modificar os comportamentos individuais.
O comportamento dos grupos
Um grupo é um conjunto de pessoas unidas com objetivo, finalidade ou meta em comum.
Algumas definições de grupos proporcionadas por alguns autores: □ Arruga 1983- “Conjunto humano cujos elementos se conhecem e se influenciam reciprocamente”. □ Davis, 1969- “Conjunto humano em que há uma série de relações, observáveis e