Estudos diciplinares
A observação das práticas administrativas empresariais deixa perceber que, apesar de muitas novidades teóricas percorrerem o mundo acadêmico e estão sendo lentamente implementadas, os últimos 100 anos não presenciaram muito mais do que inovações incrementais às teorias clássicas. Isto é: de um modo geral, os modelos clássicos da gerência científica de Taylor, a burocracia - conforme a proposta de Max Weber - e a administração científica de Fayol permeiam a realidade de uma grande parcela das empresas, ainda que combinadas com práticas administrativas mais modernas.
A EVOLUÇÃO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
O texto está dividido em três partes – primeiramente, faz-se uma breve apresentação de Norbert Elias e sua obra. São apresentadas então as principais teorias administrativas que floresceram no século XX, partindo-se da herança deixada pela revolução industrial. Este resumo histórico dos modelos administrativos visa entender como estas teorias influenciaram e foram influenciadas pela forma como as empresas se estruturaram e representam importantes referencias para o entendimento das dificuldades que as organizações modernas enfrentam para se re-estruturar. São discutidas as teorias clássicas: a gerencia científica, a burocracia e a administração científica, dando-se ênfase à estrutura organizacional relacionada a estas. Posteriormente faz-se um apanhado geral da evolução destas teorias até o final do século passado, e o paralelo propriamente dito entre a sociologia de Elias e a evolução teórica.
1. Norbert Elias e o Processo Civilizador
Norbert Elias é autor de um vasto conjunto de obras e um dos mais destacados nomes no desenvolvimento da sociologia durante o século XX. Elias nasceu em 1897, em Breslau (Wroclaw, Polônia - cidade