Estudos de redes
A comutação por datagramas é menos flexílvel, mas mais rápida que os circuitos virtuais porque não é necessário estabelecer um caminho para que os dados possam ser entregues no seu destino. As informações são quebradas em pequenos pacotes que chegam ao seu destino por vários caminhos diferentes, fazendo com que as informações cheguem, mesmo que por ventura em ordem diferente.
2. Nas redes comutadas, existem algumas etapas mais ou menos sofisticadas em função da técnica que utilizemos. Cada etapa pode inserir ou reduzir o atraso na comunicação entre dois terminais. Partindo desta afirmação explique o gráfico abaixo, que representa uma das técnicas de comutação estudadas. (2,5 pontos)
A técnica utilizada é comutação de circuitos, que contém um circuito físico dedicado entre os nós de destino e origem, utilizado principalmente por telefonias públicas.
Neste caso existe um atraso na tomada de decisão sobre o caminho a ser seguido até obter a conexão entre os nós 1, 2,3 e 4, mas ao estabelecer a conexão as mensagens trafegam nos dois sentidos agilizando os envios de mensagens.
3. Ao estudar as redes comutadas vimos que meio físico não influencia o atraso de transmissão, por exemplo, na Internet. Elabore um texto de entre 5 e 10 linhas onde discuta esta questão e explique porque isto ocorre. (2,5 pontos)
O Atraso de transmissão é o tempo que o pacote de dados leva para sair da placa de rede de origem e chegar à placa de rede do computador do destino, pode haver um atraso mínimo físico decorrente dos equipamentos intermediários como roteadores e switches, Mas o atraso mais comum é devido ao tempo de espera nas filas de transmissão dependendo do congestionamento da rede no momento do envio do pacote.