Estudos de Ciências
Trabalho de FMP de ciências
Nome:Ricardo Fernandes
Análise Crítica.
Conteúdos científicos escolares para o ensino de Ciências- Relações com a história das Ciências.
A criança aprende em qualquer idade porem de 6 a 10 anos o universo simbólico auxilia para protagonizar a aprendizagem.
O nível cognitivo depende da experiência do mundo real da criança.
O conhecimento prévio do aluno faz parte da abordagem do ensino de ciências, diagnosticado as diversas condições culturais étnicas e religiosas.
A comunicação e o meio que vivem alunos e professores devem ser respeitados, o professor deve se preparar continuamente para decernir o melhor método para abordar os diversos assuntos da disciplina curricular-ciências.
Compreender conceitos científicos requer preparo e subsídios que remeta a tal comparação com o dia a dia; por exemplo: evolucionismo e criacionismo. O conceito histórico é preservar as crianças de tal forma que não haja conflitos.
Aulas práticas são grandes aliadas e ponto fundamental de partida, uma vez que a investigação da natureza organizando o campo do saber.
Os anos iniciais de ciências farão pilares para as demais séries/anos abrangendo respeito, discernimento e cultura das ciências.
Refletir, observar e investigar é os tripés da base cientifica. No seculoIII AC Aristóteles já defendia o geocentrismo. Já o grego Aristarco defendia o heliocêntricos o sol é o centro, rígido por movimentos circulares.
Construindo experiências a partir do conhecimento da criança sec.III ac fica muito perto do sec XXI d.c.
Com o acesso a informática o sistema solar e ocorrências astronômicas para a atual geração deixou de ser obstáculo de compreensão.
Terra, ar, água, e fogo eram as bases de Aristóteles (sec.III a.c).
Os conhecimentos sobre a constituição dos corpos e estrutura de um átomo, descobertas cientificas que é mutável de acordo com seu tempo e pesquisas diferentes.
A ciência