estudos culturais
AÇÕES PARA MANTER COLABORADORES E CAPACITÁ-LOS PARA O USO EFICIENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA
VALERIA ALVES OLIVEIRA
Salvador
2014
VALÉRIA ALVES OLIVEIRA
AÇÕES PARA MANTER COLABORADORES E CAPACITÁ-LOS PARA O USO EFICIENTE DA LÍNGUA PORTUGUESA
Trabalho apresentado como requisito parcial para a Avaliação da Disciplina Leitura e Produçaão de textos, sob a orientação da professora Danielle Zuma.
.
Salvador
2014
No Brasil, segundo INAF (2011-2012), 6% da população são analfabetos, 21% estão em nível rudimentar (analfabetos funcionais), 73% são alfabetizados funcionais (47% em nível básico e 26% estão em nível pleno de alfabetização) sendo que só o nível pleno é considerado satisfatório e o nível básico, pela sua deficiência de compreensão textual, também pode ser considerado como analfabeto funcional.
A UNESCO define “analfabeto funcional” como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, como lê e escreve frase simples, sabe fazer cálculos básicos, com tudo, é incapaz de usar a leitura e escrita em atividades rotineiras do dia a dia, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal, profissional, acesso ao mercado globalizado de trabalho, mercê dificuldade de aprendizagem do conhecimento tecnológico da modernidade. Ou seja: o analfabeto funcional não consegue interpretar o sentido das palavras, expressar, por escrito, suas ideias, nem realizar operações matemáticas mais elaboradas.
De acordo com Botelho (2010) [...] pode-se encontrar, também, pessoas com formação universitária e exercendo funções – chaves em empresas e instituições, tanto privada como publica! Elas não têm habilidades de leitura compreensiva, escrita e calculo para fazer frente as necessidades de profissionalização e tão pouco da vida sócio – cultural.[...]
Neste cenário, as empresas têm dificuldades em obter colaboradores que estejam aptos para interpretações e raciocínio lógico na execução de