estudos biblicos
Introdução:
Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta ele era apenas um jovem, Jeremias foi chamado para proclamar uma dura mensagem ao povo de Israel.
A nação precisava arrepender-se sob pena de ser destruída, levada em cativeiro. Jeremias ficou conhecido como o profeta chorão.
Apesar de ter que entregar uma mensagem de juízo Jeremias amava o seu povo e ate tentou fugir da sua missão e permanecer calado, mas foi comovido por Deus a não fazê-lo:
- Então disse eu, não me lembrarei Dele e não falarei mais no Seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou afadigado de sofrer e não posso. Jr 20:9.
Ao jovem Jeremias foi ordenado não casar-se, nem ter filhos para ilustrar sua mensagem a Israel de que a nação seria destruída.
Em Israel não haveria descendentes se não se arrependessem. Jeremias se tornou mm profeta solitário e sem muitos amigos.
A vida dele era totalmente a serviço de Deus. Justamente por causa do pessimismo do seu discurso, ele foi perseguido principalmente pelos governantes de sua época que só queriam falar de paz e prosperidade.
Jeremias era assim um “calo” que incomodava a muitos. Aprisionado e encarcerado no pátio da guarda por causa de suas profecias, ele ouve a voz Daquele que era Seu refúgio em todo o tempo:
Jeremias: - clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Jr 33:3.
Não sei o que se passava na mente do profeta na ocasião em que ouviu Deus:
Estaria ele orando? Questionando Deus sobre seu chamado? Se lamentando? Com medo da morte? O que sei é que o momento era de angústia e sofrimento, mas bem ali entre grilhões e guardas armados, na solidão da prisão Deus fala e convoca Jeremias a comunhão.
A palavra “clamar” no versículo acima significa: chamar por alguém, bradar, gritar, proclamar.
Clamar também se traduz como ‘gara’: Nomear algo, chamar pelo nome. Já a palavra firme, no hebraico é