Cafeína- introdução
INTRODUÇÃO TEÓRICA A cafeína é considerada um composto químico classificado como alcalóide (substância principalmente extraída das plantas) e pertencente ao grupo das xantinas, apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, é extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Ela é encontrada em muitas espécies de plantas, sua função no organismo vegetal é atuar como uma espécie de pesticida natural, paralisando e matando determinados insetos que se alimentam da planta. Sua nomeação segundo a IUPAC é 1,3,7-trimetilxantina e sua estrutura química é a representada a seguir:
Ela atua no sistema nervoso central, sendo que entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) é a mais representativa dessa propriedade. Também causa o aumento da produção de suco gástrico, o que é grave para pessoas com úlcera digestiva, e ativa o estado de alerta, pois bloqueia a recepção da adenosina. Em excesso, essa substância pode causar agitação, ansiedade, dor de cabeça, insônia, também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos, podendo, inclusive, causar dependência. Para as mulheres grávidas é recomendado que se tome pouco ou até mesmo corte o café, pois pode causar deformações fetais ao bebê.
Alguns de seus benefícios é ajudar no aumento da concentração, melhorar o humor, diminuir a fadiga, controlar o peso e, apesar de