estudos afro
CENTRO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: ENSINO DE HISTÓRIA
PROFESSORA: LEZILDA MARIA TEIXEIRA
ACADÊMICAS: ALINE ROSA DO AMARAL
JOSIANE BELLAVER
NELCI APARECIDA DE GOGOY
VANESA VIEIRA
ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS
“A história da África é importante para nós, brasileiros, porque ajuda explicar-nos. É também fundamental pelo seu valor próprio e porque nos faz compreender o grande continente que fica em nossa fronteira leste e de onde provém quase a metade dos nossos antepassados.”
Alberto da Costa e Silva
Vocês sabem o que significa o termo “afro-brasileiro”? Já ouviram esse termo alguma vez?
Bem, este termo, designa tanto pessoas quanto objetos e cultura oriundos da vinda de negros africanos para o Brasil. Mas porque será que esses negros vieram parar aqui? Como será que isso tudo começou?
Os negros africanos foram traficados para o Brasil durante o período colonial para trabalhar, principalmente, nas lavouras de café e cana-de açúcar e na exploração de minas de ouro. Eram os negros que movimentavam a economia do país com a sua mão-de-obra.
Muitos dos negros que saiam do seu país, não conseguiam completar a viagem, morriam nos navios negreiros em virtude das más condições a que eram submetidos. Nosso país tem a maior população de origem africana fora da África. Isso, devido aos mais de 4 milhões de homens, mulheres e crianças que foram trazidos para cá com o comércio de escravos nos meados do ano de 1500.
Embora tenha sido proibido por várias leis anteriores, o tráfico internacional de escravos para o Brasil só passou a ser combatido através da Lei Eusébio de Queirós, de 1850. A partir do século XIX, com a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários, a escravidão foi diminuindo, mas só foi abolida no ano de 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.
Atualmente, existe uma lei que obriga o ensino afro-brasileiro nas escolas, porém não é efetiva. Essa lei busca direitos