Estudodasemoes 20150304151534
1177 palavras
5 páginas
ES.ÇNÕA R
OT I
EM I S
S
A
A
L
DC A R
O A:
DO R
U
S
T
S
E
S
F
E RO
P
C
R
EMOÇÃO
A emoção é uma experiência subjetiva, que envolve a pessoa como um todo, a mente e o corpo, é uma reação complexa desencadeada por um estimulo ou pensamento e envolve reações orgânicas e sensações pessoais.
Exemplo: situação de risco.
Pode ser vista como um conjunto de reações fisiológicas e psicológicas, desencadeadas por estímulos internos, pensamentos e recordações, ou provocadas por estímulos externos, vindos do ambiente.
EMOÇÃO
Emoção significa tornar-se exterior o movimento.
Quando uma pessoa se emociona, expressa para o exterior, determinados indícios na linguagem do corpo, expressões faciais e de alterações.
Ex. aumento do ritmo respiratório aumento da tensão muscular aumento da sudorese boca seca dilatação da pupila.
EMOÇÃO X SENTIMENTOS
Os sentimentos são duradouros e fáceis de esconder, já as emoções espontâneas tem uma parte corporal, sudorese, coração acelerado, são necessárias para nos comunicar, a emoção é uma forma de manifestação diante da vida, e um fenômeno psicofisiológico. TEORIAS DA EMOÇÃO
Emoções primárias:
Mais antigas
Responsável pela sobrevivência enquanto individuo biológico
Universal
Alegria
Tristeza
Medo
Nojo
Surpresa
Raiva
Aversão
Secundárias:
Relacionadas com a vida do homem enquanto ser social, são apreendidas em sociedade
Mais recentes.
Vergonha
Ciúme
Culpa
Orgulho
TEORIAS CLÁSSICAS DA EMOÇÃO
JAMES LANGE
Nesta teoria presume-se que a emoção e sentida antes e posteriormente a ela se da a reação cognitiva, ou seja o individuo, após perceber um estimulo, que de alguma forma o afeta, sofre alterações fisiológicas, como palpitação, angustia, e é precisamente o reconhecimento desses sintomas que gera a emoção.
Ex. você derrapou o carro no asfalto....você pisa no freio, readquire o controle do carro, e assim percebe-se emundado pelo medo.
TEORIA DE CANNON BARD
Implica afirmar que o coração começa a disparar quando começamos a experiência o