Estudo
DESENVOLVIMENTO DA OPERAÇÃO
PLANEJAMENTO DE EXPORTAÇÃO
1) Negociação do Produto
Este é o início do processo de venda ao exterior. Para se iniciar o processo de exportação, é necessário saber que vigoram em todos os processos – os parâmetros para oferecermos o produto, para negociarmos e para recebermos o resultado da venda do produto.
O mesmo vale para os padrões de qualidade do produto e as normas técnicas. Para isso, é necessário que o produto passe por uma série de especificações, normas, e, sendo aprovada, poderá ser importada pelo país.
No Brasil, temos o INMETRO, um órgão que mede as qualidades dos produtos que vierem a ser importados e entrarem em solo brasileiro. São, na verdade, Certificados que o país emite, garantindo a qualidade do produto.
É importante também que consultemos entidades de classe de exportadores, associações ligadas ao produto a ser exportado – no caso, a ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais), câmaras de comércio (por exemplo a Câmara de Comércio Brasil Holanda), e órgãos de informação no país (por exemplo FIESP) e no exterior.
2) Conhecer o Mercado
Há também a necessidade de se conhecer o mercado. Todos os hábitos e a cultura do país que vier a importar o produto, devem ser levadas em conta.
A real necessidade do conhecimento da concorrência no local, para poder entrar no mercado oferecendo melhores preços, melhor qualidade do produto. Por exemplo, na Europa, o produto está sendo comprado para alimentação de gado. É vital que se tenha uma boa qualidade do produto, por exemplo, uma soja que foi produzida e colhida sem o uso de agrotóxicos e outras formas destrutivas.
O conhecimento dos canais de distribuição dentro deste país, para melhor escoamento dos produtos.
3) Conhecimentos dos Procedimentos Aduaneiros
É necessário que conheçamos os procedimentos de desembaraço aduaneiro para a exportação do produto. Esses são procedimentos burocráticos tanto internos