Ergonomia
É aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema músculo-esqueléticas, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve.
2- O que é doença ocupacional?
É aquela provocada por fatores ambientais associados ao trabalho, está diretamente ligada à função do colaborador.
As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), que englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões).
3- que é PCMSO?
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 07, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.
Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores.
4-Que é EPI?
Equipamento de Proteção Individual – EPI, são os equipamentos ou produtos, destinados a proteção do colaborador individualmente, visando manter a sua integridade física durante sua jornada de trabalho, eles são contemplados pela NR 6
Os E.P.I, evitam lesões ou minimizam a sua gravidade, nos casos de acidentes ou exposições à riscos, podem também nos proteger contra efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas e/ou agressivas, que podem causar as chamadas doenças ocupacionais.
8. Que é Ergonomia?
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. É adaptação do trabalho ao trabalhador. Ergon = grego para "trabalhar" Nomos = grego de "legislação" O Estudo do Trabalho aplica-se tanto dentro quanto fora do