estudo
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
LUCIDALVA CONCEIÇÃO PEREIRA
MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
Eunápolis - BA 2014
INTRODUÇÃO
Discorrer sobre a Gestão pública é extremamente importante, haja vista que a mesma é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
É importante destacar que uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados. (SIMÕES, 2001)
Um arquétipo claro que se pode destacar são as Organizações não Governamentais (ONGs), que embora sejam juridicamente entidades privadas, muitas vezes objetivam o bem público ao cuidarem de animais, do meio ambiente, estimularem atividades artísticas.
Segundo o autor Torquato (2002) a “Gestão Pública” é um termo mais recente, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado a praticas de gestão, a funcionalidades e situação atual do Estado.
Outro ponto a ser considerado neste estudo é que a Gestão Púbica Pública é uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, cabendo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com ênfase na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em