Estudo
Atividade aula: Educação que queremos novos desafios para chegar lá.
O que você entende?Por:
Conhecimento integrador e inovador
São um dos principais eixos de uma educação inovadora São pilares que, com o apoio das tecnologias, poderão tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais flexível, integrado, empreendedor e inovador. ”
Atualmente o professor tem autonomia para oferecer ao aluno um conhecimento integrador e inovador, pois antes os educadores estavam totalmente atrelados a currículos pré-estabelecidos.
É necessário, também, que sejam propostas ao aluno atividades que desenvolvam a auto-estima e a confiança. Temos que transformar nossas aulas em espaços em que o aluno não tenha medo de expor suas idéias e conceitos, mas seja motivado a apresentar suas opiniões. Muitas crianças e adolescentes trazem uma história de vida tão sofrida e vêem no professor uma pessoa em que podem confiar.
Desenvolvimento da auto-estima
“Os alunos só terão sucesso na escola, trabalho e na vida social se tiverem a autoconfiança e auto-estima. A escola de hoje não trabalha isso”, afirma Wong.
A educação se baseia na desconfiança, no medo a sermos enganados pelos alunos. Precisaríamos estabelecer relações cordiais, de acolhimento para com os alunos, se nos mostramos pessoas abertas, afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis.
Formações do aluno empreendedor
A escola não deve preparar o aluno para passar de ano apenas, mas sim para ser um cidadão empreendedor, ele deve crescer pensando em fazer algo diferente.
É muito difícil ser criativo e empreendedor porque os professores foram preparados para repetir informações, formulas e procedimentos. É necessário que a escola desenvolva as potencias dos alunos com foco na imaginação e na criatividade com espírito empreendedor.
Construções do aluno cidadão
Não basta formar alunos empreendedores, se não possuem uma formação social, uma preocupação com os outros