estudo
Osfatores contingenciais que influenciaram a crise da Embraer antes da privatização foi a crise fiscal brasileira, assim alguns projetos da empresa perderam suas fontes de financiamento, acarretandoprejuizos. Além disso, com o fim da ditadura militar, reduziram-se os investimentos no setor de defesa brasileiro, assim reduzindo as vendas da companhia. Como o foco de produção eram dos tecnicos eengenheiros, não havia pesquisa de mercado para inovações e melhorias, assim perdendo oportunidade de negocios.
2 - Como surgiu o projeto ERJ-145? Em sua opnião, o projeto reunia as vantagens deexecutabilidade tecnológica, receptividade comercial e compatibilidade com a estratégia de organização? Justifique.
O projeto ERK-145 ja havia sido iniciado nos anos 80, porém foi levado em‘banho-maria’. Então, com os novos diretos em 1995, esse projeto foi retomado. Nessa época não existia muitas vantagens para iniciação do projeto, pois era necessario o alto financiamento, mas todos os objetivos foramalcançados, e poder ser desenvolvido com alta tecnologia e houve alto grau de aceitação pelo mercado.
3 - Qual foi o principal obstáculo à implementação do projeto? Como a empresa ultrapassouesse obstáculo?
Houve muitos obstaculos para implementação desse projeto, o primeiro foi sua necessidade de financiamento, onde era de alto valor, mas os novos diretores conseguiram parcerias comgrupos dentro e fora do país.
4 – Em sua opnião, qual é o arranjo fisíco mais adequado para a produção de aeronaves? Encontre, no estudo de caso, a passagem que descreve as características doarranjo físico utilizado pela Embraer.
O arranjo físico para produzir mais adequado, seria moderno e simples. Autilização de materiais comuns, apenas com utilização de materiais