Estudo
INTRODUÇÃO.
O rio Meia Ponte, que para muitos não representa nada, apesar de beberem da água deste, é um rio histórico. Esse rio teve um papel decisivo para a escolha da nova capital. Não foi a primeira fonte de água do novo município, nem foi onde teve a primeira usina geradora de energia. O Meia Ponte foi inserido em planos mais ambiciosos para a nova capital. O volume de águas e uma queda d’água possibilitaram a construção de uma usina hidrelétrica, que foi chamada de Usina do Jaó, para abastecimento elétrico da cidade. Mais tarde, uma nova usina foi construída, Rochedo, em 1954, novamente o rio seria essencial para construção da nova capital do país, Brasília.
Hoje em dia o rio está muito doente. O rápido crescimento da cidade, aliado à especulação imobiliária e à ausência de um planejamento efetivo levaram ao péssimo estado que se encontram o rio Meia Ponte e seus afluentes que cortam a cidade de Goiânia. Dos cerca de 85 mananciais, mais de 90% possuem algum tipo de degradação, desde ocupação irregular de suas margens até erosão, assoreamento, e lançamento de esgoto, sendo que este último acinzenta as suas águas na época de estiagem.
Nascente e foz
O Rio Meia Ponte faz parte do complexo hidrográfico da Bacia do Rio Paraná, localizando-se na região superior (norte) do Rio Paranaíba.O rio nasce no município de Itauçu, na Serra dos Brandões. Em 2006 descobriram-se duas novas nascentes do rio no município de Taquaral, Além dele, alguns municípios que o rio banha é: Santo Antônio de Goias, Brazabrantes,Goiânia, Goianira, Nova Veneza, Inhumas, Itauçu, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Pontalina, Aloândia,Joviânia, Goiatuba ePanamá.
O rio percorre um distância de cerca de 471 Km até sua foz no rio Paranaíba no município de Cachoeira Dourada
Importância
A Bacia do rio Meia Ponte é a mais importante do estado de Goiás. Nem de longe é a maior,