estudo
.O Islam reconhece o divorcio, mas ele desencoraja por vários meios possíveis, e ambos parceiros podem terminar suas relações matrimoniais, o casal deve procurar salvar seu casamento antes, refletir e pensar, porque no Islam o casamento é uma benção santificada que não deve ser quebrada, mas se todos os meios falharem, ai sim , vem o divorcio.
Quando o homem pede o divórcio.
. No caso em que o marido pede o divórcio (Talaq) , não bastará o homem só dizer que quer se divorciar e está divorciado, o casal tem que esperar três meses ( Idda ) ele tem que se certificar que a mulher não está gravida. Neste período o marido deve prover prover de tudo a mulher. Acabando os três meses e a mulher não estiver gravida, o casal pode se separar, e no caso que a mulher estiver gravida, o marido deve prover a ex-esposa o necessário até o período de desmame, normalmente dois anos.
‘’ o Talaq é o procedimento em que o homem deu início a um divórcio”
‘’ o idda é o período do tempo de divorcio “
.Se é a vontade do marido o divórcio, ele não pode tomar de volta os presentes que ele tinha dado para a mulher no casamento. Há um versículo no Alcorão que diz sobre isso:
“Mas, se vos decidirdes tomar outra esposa no lugar da primeira, mesmo que vós tenhais dado à primeira o maior tesouro como dote, não o diminua em um pedaço. Tomá-lo-íeis de volta, com uma falsa imputação de erro manifesto?” (4:20).
Quando a mulher pede divórcio
No caso de ser a mulher que escolheu o fim do casamento, ela pode devolver os presentes, a seu marido, esse ato é uma compensação para o marido que gostaria de manter a esposa enquanto que ela escolheu deixa-lo. O alcorão instrui os mulçumanos a não tomar de volta os presentes que eles deram ás esposas, exceto no caso de a esposa escolher dissolver o casamento:
"Não é lícito para vós (homens) tomar de volta quaisquer dos presentes, exceto quando ambas as partes temerem não ser capazes de manter os limites ordenados