Estudo !
a) Considerando o Período Colonial brasileiro, explique a afirmativa “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”.
Resposta:O candidato deve relacionar a noção de que os escravos são as mãos e os pés dos senhores de engenho com os trabalhos na propriedade rural, do plantio ao fabrico do açúcar. Isto é, constituem as bases fundamentais da economia colonial.
b) Qual a posição assumida pelo Padre Antonil frente ao tratamento dispensado aos escravos? Resposta: O candidato deve relacionar a noção de que os escravos são as mãos e os pés dos senhores de engenho com os trabalhos na propriedade rural, do plantio ao fabrico do açúcar. Isto é, constituem as bases fundamentais da economia colonial.
2. Analise este mapa:
A partir da análise do mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
a) EXPLIQUE um motivo para as Expedições de Apresamento.
As Expedições de Apresamento tinham como um de seus objetivos a captura de índios que eram vendidos como escravos, para atender a demanda de mão de obra. Tais Expedições também desbravavam o território brasileiro,formando vilas e cidades no interior do território. b) CITE dois processos históricos decorrentes das Expedições de Apresamento. Processo 1: os ataques as comunidades indígenas promoveu sua destruição e perda da sua identidade cultural.
Processo 2: houve a expansão territorial para além da Linha de Tordesilhas.
c) COMPARE o tratamento dado aos povos indígenas por parte das Expedições de Apresamento e das Missões jesuíticas.
3. Observe a seguinte foto.
No Apresamento os índios eram capturados e transformados em escravos ou mortos, no caso das Missões Jesuíticas havia o processo de catequização dos índios, os jesuítas eram contra a escravidão indígena.
Essas duas estátuas representam bandeirantes paulistas do século XVII e trazem conteúdos de uma mitologia criada em torno desses personagens históricos.
a) Caracterize a mitologia construída