Estudo
Era uma vez um menino que ouviu um velho falar. E assim começou a descobrir O Presente Precioso.
- É um presente, porque é uma dádiva. É precioso porque aquele que recebe um presente assim é feliz para sempre.
O menino! Tudo sabia de presentes, mas a alegria dos brinquedos, nunca dura para sempre. E o menino se sentia inquieto. – O que é então o Presente Precioso? O que pode me fazer feliz para sempre? Era difícil até a resposta e o menino foi ao velho indagar:
- O Presente Precioso é um anel mágico? Ponho no dedo e faço os meus sonhos serem verdade?
-Não
-O Presente Precioso é um tapete voador?
- Não
- O Presente Precioso é um tesouro escondido?
- Não, meu rapaz- agora já não era mais um menino– disse-lhe o velho. Você já conhece o Presente Precioso. Você já sabe onde encontrá- lo. E já sabe como pode fazê- lo feliz. E conheceu melhor quando era menino. Apenas esqueceu.
- Mas onde encontrar este presente preciosos? Perguntou o rapaz ao velho.
- Só você tem o Presente Precioso. O Presente Precioso não é uma coisa que alguém lhe dá. É um presente que você dá a si mesmo.
E o menino foi procuarar o presente precioso: nos livros, jornais, espelho, nos rostos das outras pessoas, nas montanhas e flores. Queria tanto descobrir o Presente Precioso que tudo fizera em sua busca.
Mas tudo fora em vão.
O homem voltou cansado para o lado do velho. O velho ficou feliz e riram muito juntos. O homem gostava da companhia do velho e sentia- se feliz na sua presença. E pensou que isso acontecia porque o velho era feliz consigo mesmo. Não que a vida do velho fosse livre de problemas. Ele não parecia ter muito dinheiro e estava sozinho quase sempre. Não havia mesmo motivo aparente para que ele fosse mais feliz e mais saudável que a maioria das pessoas. Mas feliz ele era, e também fazia feliz aos outros que ao seu lado ficavam.
Mas o velho estava muito velho e morreu.
O homem estava sozinho em busca da felicidade e foi então que lembrou as