estudo
O que vale ressaltar no conceito de organização é que sem as pessoas ela não existe. E se estas mesmas pessoas não se coordenarem para buscarem o mesmo objetivo, provavelmente não haverá sucesso ao alcance desta finalidade. Imaginem se cada colaborador faz o que deseja e não o que a empresa precisa? Por isso, muitas empresas veem como fundamental o colaborador “vestir a camisa” da empresa e compreender os objetivos, missão e valores do local onde trabalha.
Portanto, as organizações são gestoras de recursos com o objetivo de produzir ou operacionalizar um produto ou serviço para a sociedade, e podem ser classificadas de várias formas. Vamos ver uma das formas de classificar as organizações, que podem ser: privada, pública e do terceiro setor.
Tipos de organização
Organizações do Setor Público: as organizações públicas são as instituições ligadas aos poderes públicos: Executivo, Legislativo e Judiciário, e as empresas e agências administradas pelo governo.
Organizações do Setor Privado: são empresas que são formadas por uma ou mais pessoas com os mesmos objetivos e que investem seus próprios recursos com a finalidade de fornecer um produto ou serviço para a população. As empresas também podem ter o nome da pessoa física, não sendo necessariamente um nome fictício.
Organizações do Terceiro Setor: são conhecidas pelo nome de ONG’s ou OSCIP’s, e suas principais características são: não ter fins lucrativos e serem desvinculadas dos setores público e privado.