estudo
A Prática do Psicólogo em Saúde Coletiva:
Um Estudo no Município de
Fortaleza (CE), Brasil
The practice of the psychologist in public health: a study in the public net services of Fortaleza (CE), Brazil
La práctica del psicólogo en salud colectiva: un estudio en el municipio de Fortaleza (CE), Brasil
Liliane Brandão Carvalho
Universidade de Fortaleza
Maria Lúcia M. Bosi
Universidade Federal do
Rio de Janeiro
Artigo
José Célio Freire
Universidade Federal do Ceará
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2009, 29 (1), 60-73
PSICOLOGIA
CIÊNCIA E PROFISSÃO,
2009, 29 (1), 60-73
61
Liliane Brandão Carvalho, Maria Lúcia M. Bosi & José Célio Freire
Resumo: O psicólogo na rede pública se depara com o desafio da inserção em instituições de saúde caracterizadas como locus específico de prática profissional. Busca-se compreender os sentidos atribuídos por um segmento de psicólogos à prática desenvolvida em serviços de saúde no Município de Fortaleza.
Este estudo qualitativo, de enfoque crítico-interpretativo, foi composto por 8 das 22 psicólogas do quadro funcional da rede estadual de saúde. A técnica da entrevista individual em profundidade permitiu a construção de dois eixos da rede interpretativa referentes à inserção e aos saberes e fazeres em jogo. São muitas as dificuldades vivenciadas pelos psicólogos, sobretudo a formação acadêmica, percebida como insuficiente, e a influência do modelo biomédico como eixo organizador da assistência. Ante os usuários, o psicólogo desenvolve experiências mais técnicas e de ajustamento; há, contudo, atitudes que ultrapassam os modelos tradicionais de formação e de prática psicológicas.
Palavras-Chave: Psicólogo. Profissionais de saúde. Saúde pública. Sistemas de saúde.
Abstract: The psychologist in the public health sector deals with the challenge of fitting in non-psychiatric institutions characterized as one specific locus of professional practice of health. This study intends to
understand