Estudo
Modelo (até 3 páginas) – Apresentação/Defesa dos tópicos – participação individual (registrada)
Nome: Arielle Neves Farias.
Ideologia Política: Socialismo.
1. CONTEXTO E AUTORES
O socialismo, em suas origens intelectuais, não era uma teoria política e sim uma teoria econômica. Mais precisamente, uma teoria que procurava reorganizar a sociedade industrial. Os primeiros ideólogos socialistas — os que Engels chamou de "socialistas utópicos" — simplesmente não cogitavam de instituições políticas.
Socialismo é a corrente de pensamento dotada de uma infinidade de expressões ideológicas concretas que coincidem na busca da igualdade entre os homens que, entre eles, são – ou deveriam ser – sócios e não adversários. Para tal fim, seu principal instrumento consiste na substituição, mais ou menos radical, da liberdade individual e da propriedade privada pela comunidade solidária e pela coletivização dos meios de produção.
2. CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
Os fatores que determinam o início do uso do termo Socialismo inspiram diversos aportes teóricos. Para a maioria dos autores, o termo começou a ser utilizado, mesmo que de forma imprecisa, na Europa, mais especificamente na Inglaterra, na primeira metade do século XIX.
Na Inglaterra citada por Wolkmer, entre 1825 e 1840, desenvolveram-se algumas doutrinas designadas como socialistas. Nesta época, Socialismo era praticamente sinônimo de owenismo.
Robert Owen e seus seguidores, como os utópicos franceses, desprezavam a ação política e acreditavam na reforma da Sociedade a partir do progressivo estabelecimento de comunidades-modelo.
Pode-se afirmar, sem muito risco de errar, que alguns seguidores de Owen se encontravam nas origens do que se pode considerar o primeiro exemplo de movimento trabalhista relativamente amplo antes de 1848.
Na segunda metade do século XIX já eram conhecidas algumas concepções de Socialismo, com as divergências entre elas acontecendo no nível das