estudo
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA
"Aquilo que eu escuto, eu esqueço. Aquilo que eu vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo. " (Confúcio)
INTRODUÇÃO
“O caso dos exploradores de caverna” retrata a história de cinco homens membros da uma Sociedade Espeleológica, que estavam trabalhando no interior de uma caverna de rocha calcaria, quando ocorre um desmoronamento bloqueando a entrada por completa.
Depois de alguns dias foram informados, através de um radio, que haveriam de ficar lá por muito mais tempo e que corriam o risco de não sobreviverem sem alimento.
Então um dos exploradores, Whetmore, convence os outros, de que um deles devesem ser sacrificado para servir de comida aos outros e propõe um sorteio para escolher o sacrificado.
Quando foram resgatados, descobriram que Roger Whetmore haiva sido assassinado. Os quatro sobreviventes vão a julgamento por homicídio.
Os acusados recorreram da decisão do tribunal e apelarão a Suprema Corte. Foram julgados então por mais quatro juízes, e no novo julgamento, os exploradores declararam ao júri que Whetmore foi o primeiro a propor que buscassem alimento na carne de um deles, e foi também vitima que propôs a forma de escolha, de tirar na sorte. Os outros procederam com o jogo para definir que seria sacrificado e em seguida Roger Whetmore foi morto. Ao fim dos depoimentos dois dos juízes votarão a favor da absolvição, um foi contra, e o quarto se recusou a participar. Com o voto do Presidente da Primeira Instância ficou decidiu que em face do dispositivo legal que