Estudo social - casa da vó benedita
A Casa Vó Benedita (CVB), é uma Instituição particular, sem fins lucrativos.
A Entidade foi fundada em 1976 por Benedita de Oliveira. Esta Instituição foi criada com a finalidade de socorrer crianças abandonadas, que sofrem maus tratos ou em situações de risco. As crianças permanecem no abrigo até que sejam adotadas ou retornem ao lar de origem, seguindo sempre determinação judicial.
O Abrigo surgiu da dedicação de Benedita, que cuidava das crianças pobres que eram deixadas em sua residência, semi ou totalmente abandonadas pelos pais.
Na época de seu falecimento, estavam abrigadas na Entidade, cerca de 19 menores, sendo que alguns deles foram abandonados com poucos meses de vida. Vó Benedita recebia ajuda de colaboradores para manter a Instituição.
Após a sua morte, o grupo de colaboradores liderados pelo médico Dr. José Carlos de Azevedo e Maria Odila de Oliveira, filha adotiva de Benedita, fundaram a Entidade "Casa Vó Benedita". Eles à partir de então, resolveram assumir as responsabilidades das crianças.
Papel da Instituição
A Casa Vó Benedita (CVB) entidade particular sem fins lucrativos, conveniada com a Prefeitura Municipal de Santos, abriga crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, vítimas de maus tratos, que estejam em situação de risco ou estado de abandono. Nossas crianças são encaminhadas pelos Conselhos Tutelares da Cidade (órgão que atende todo tipo de denúncias no que diz respeito à criança e adolescente).
As crianças abrigadas, por ordem da justiça, em nossa Instituição, recebem alimentação, saúde, higiene, lazer, educação e proteção. Os menores permanecem no abrigo até que a Juíza da Vara da Infância e Juventude determine que eles retornem ao convívio da família biológica, ou que sejam encaminhadas para adoção.
A participação da entidade nesses casos, é informar a Juíza e a Promotora da Vara da Infância e da Juventude, através de relatórios, qualquer fato que possa auxiliar no caso. Estes são elaborados pela Assistente Social,