Empresas
Associação é qualquer iniciativa que reúne pessoas físicas ou sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerando beneficio para seus associados. Estas assumem princípios de uma doutrina que se chama associativismo que expressa à crença de que “juntos, nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta”. Esses princípios são reconhecidos mundialmente e são adotados para todas as formas de associação como: cooperativas, sindicatos, fundações, organizações sociais, etc.
De modo geral caracterizam-se por: reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns; seu patrimônio é constituído por contribuição dos associados, doações, subvenções, etc.; seus fins podem ser alterados pelos associados; os seus associados deliberam livremente; são entidades do direito privado e não publico.
Fundação faz parte do terceiro setor, que pode receber outras denominações como, setor solidário, coletivo ou independente. É um setor solidário onde alguns valem por muitos, o individual dá lugar ao coletivo, é eqüidistante do poder estatal e econômico, gerador de riqueza, não governamentais, sem finalidade lucrativa, e tem como objetivo o bem da coletividade. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 3.500 fundações com objetivos estatutários variados, desde atendimento a crianças como desenvolvimento de pesquisas em universidades.
Sociedade em conta de participação é uma sociedade que vincula, internamente, os sócios, composta por duas ou mais pessoas sendo que uma delas necessariamente deve ser empresária ou sociedade empresária.