estudo sociais
ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
Professor: Rubens
NOME
Mayara da Silva N12
RA
5087728275
PADROES DA NATUREZA NA ARQUITETURA E URBANISMO
Campo Grande – MS
2014
PADROES DA NATUREZA NA ARQUITETURA E URBANISMO
Padrão da Natureza
Padrão da Natureza: É o que se repete na natureza e os seres humanos utilizam nas obras, ajudando na orientação quando projetar. Quase tudo o que se encontra na natureza está em forma de espiral logarítmica, e para visualizar o mesmo, depende do conhecimento do observador.
A natureza apresenta suas partes ou objetos em perfeitas proporções, chegando na proporção áurea. O padrão visual mais conhecido e utilizado na natureza e também na cultura dos povos é a simetria.
O padrão áureo: é encontrado na natureza, nas artes e na arquitetura. É a mais agradável proporção entre dois segmentos e duas medidas. É a busca permanente da harmonia e da beleza.
Número de ouro: O número de ouro é um número irracional, misterioso e enigmático que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Este número está envolvido com a natureza do crescimento.
Formas puras da natureza:
A natureza e seus padrões geométricos estão presentes na criação do espaço em muitas culturas do mundo. Um exemplo é o Templo de Lotus, é o projeto do arquiteto Fariburz Sahba, se localiza em Delhi, na Índia.
O Partido Arquitetônico do templo foi baseado na Flor de Lotus, uma espécie de flor bem comum na Índia, encontrada em vários lugares do país, também considerado um antigo símbolo religioso, símbolo de pureza, onde representa Deus. Tem o significado de evolução de todas as coisas criadas.
Espiral Logarítmica: Foi estudada por Jacob Bernoulli (1654-1705), que chamou a esta curva de spira mirabilis (em latim, espiral