Estudo sobre a viabilidade de implantação de painéis fotovoltaicos em residencias
O objeto deste trabalho é o estudo sobre a viabilidade da implantação de painéis fotovoltaicos em residências. O resultado, viável ou não-viável, será determinado pelo tempo necessário para o retorno financeiro do investimento inicial, referente à compra e instalação do equipamento.
Contudo, para calcular uma estimativa do custo inicial e do retorno financeiro mensal é necessário responder algumas perguntas: Como dimensionar o painel fotovoltaico? Quais outros componentes são necessários à instalação? Quanto de energia solar cada região recebe? Quantos kWh serão gerados pelo sistema? Quantos reais serão economizados mensalmente?
A fim de simplificar o tratamento do problema, serão assumidas algumas hipóteses como instalação dos painéis na inclinação ideal conforme a latitude da regição e conservação da potência fornecida pela placa.
Esse estudo torna-se importante na medida que representa um estudo de investimento financeiro....
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 METODOLOGIA 9
4 RESULTADOS 13
5 CONCLUSÃO 18
6 BIBLIOGRAFIA 19
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
1 INTRODUÇÃO
A geração distribuída pode ser entendida como uma modalidade de complementação da energia elétrica consumida. Em vista da sua ascensão no mercado atual, como forma de acessibilidade e economia de pequenos à grandes consumidores.
Entre os tipos de cogeração distribuída, temos as solares como uma das principais formas de obtenção de energia. Desta forma, o objeto deste trabalho é o estudo sobre a viabilidade da implantação de painéis fotovoltaicos em residências e empresas. Com os dados de contas de energia de quatro grupos distintos de consumidores, conseguimos obter através de um simulador online o tipo de painel fotovoltaico necessário para cada grupo e com isso estimar a economia e tempo de retorno do mesmo.
Como resultado, foi analisado que a viabilidade ou não do investimento inicial, referente à compra e instalação do