ENERGIA SOLAR
- O Funcionamento das Placas Fotovoltaicas
As células fotovoltaicas realizam a conversão de energia solar em energia elétrica sem partes móveis, ruídos, poluição e radiação. As placas são feitas de um material semicondutor, geralmente silício quimicamente tratado para criar uma camada de carga positiva e uma camada de carga negativa. Quando a luz solar atinge a placa, um elétron é desalojado. Esses elétrons são recolhidos por fios ligados à célula, formando uma corrente elétrica. Quanto mais células, maior a corrente elétrica e a tensão. Células dispostas lado a lado constituem um módulo ou painel fotovoltaico.
- O Uso em Grande Escala
A quantidade de energia gerada por uma usina solar está diretamente ligada à quantidade de sol que incide sobre a região a cada dia e à área de painéis de cada usina. O Brasil ainda é incipiente no uso da energia solar, mas países como Alemanha, Portugal, México e Canadá já possuem diversos parques de geração de energia solar.
Esta é uma forma totalmente limpa de geração de energia e a tendência é que seu uso se intensifique. O custo de produção ainda é bastante elevado e os investimentos até o momento dependem de incentivos governamentais.
- O Uso em Pequena Escala
É possível contar com painéis solares para suprir uma residência ou parte dela com esse tipo de energia?
Como o custo de produção dessa energia ainda é bastante alto, vemos poucos exemplos de aplicação desse tipo atualmente.
Devido ao fato da quantidade de energia gerada estar intimamente ligada à quantidade de painéis, podemos dividir os circuitos de uma residência, ligando apenas parte deles ao sistema de geração solar, enquanto a outra fica ligada ao sistema comum que vem