ESTUDO SOBRE ORA O
Orar é abrir o coração para Deus, conversando com Ele diariamente em adoração a fim de conhecê-lo. Em Mateus 6.5-13 Jesus ensinou seus discípulos a orar. Já que oração é um diálogo, não há necessidade de dizer frases decoradas. Podemos diretamente nos dirigir a Deus e agradecê-lo pela nossa salvação, saúde, emprego, amigos, livramentos, etc. Podemos falar com Ele sobre nossas necessidades, problemas e dificuldades. Ele nos ouve e nos responde quando oramos em seu nome e de acordo com sua vontade. Leia Jo 16.23; 1 Jo 5.14 A oração faz parte do plano de Deus para desenvolver a nossa comunhão.
2. O PRIVILÉGIO DE ORAR
Antes de receber a Cristo como Salvador nossos pecados nos separavam dele. Não tínhamos comunhão com Deus, pois Deus é eternamente separado do pecado, e não ouve a pecadores, os quais não tem o obedecem e não tem uma aliança com Ele. Observe as passagens abaixo:
“O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.” (Provérbios 15.29)
“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaias 59.2)
“Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” (Isaias 66.18)
“Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.” (Isaias 1.15)
Quando nos arrependemos e nos convertemos ao Senhor, ele nos ouve. Como salvos, temos livre acesso a Deus por causa do sacrifício de Cristo. Ele não somente perdoou nossos pecados, mas também nos fez novas criaturas para não mais vivermos distante dele. Precisamos zelar por este relacionamento. É o sangue de Jesus que nos garante a vitória. Mesmo se falharmos ele está pronto a nos perdoar. (1 Jo 1.9; Tg 5:14-16) Precisamos apenas ter o propósito em servi-lo. (Js 24.15)
3. SOMOS MAIS FORTES QUANDO PERMANECE-MOS EM ORAÇÃO
Quanto mais tempo passamos com Deus em oração