ESTUDO SOBRE MIGRAÇÃO:COMPARAÇÃO ENTRE A RENDA DE MIGRANTES E NÃO MIGRANTES
IE – Departamento de Estatística
ESTUDO SOBRE MIGRAÇÃO:
COMPARAÇÃO ENTRE A RENDA DE MIGRANTES E NÃO MIGRANTES
Israel de Freitas Madureira
o
Orientador: Prof Donald Pianto
Brasília
Março de 2009
Universidade de Brasília
IE – Departamento de Estatística
ESTUDO SOBRE MIGRAÇÃO:
COMPARAÇÃO ENTRE A RENDA DE MIGRANTES E NÃO MIGRANTES
Israel de Freitas Madureira
Orientador: Profº Donald Pianto
Monografia de Graduação realizado sob a orientação do
Professor Doutor Donald Pianto e apresentado ao
Departamento de Estatístida em cumprimento aos requisitos parciais para conclusão da disciplina Estágio 2.
II
RESUMO
Este trabalho visa encontrar uma relação entre renda e migração no Brasil. Se os migrantes ganham mais que não migrantes, isso pode ser uma indicação de características não observáveis como coragem, empreendedorismo, disposição, etc. Mas, nem todos os migrantes tiveram uma alta probabilidade de migrar. Se um migrante não tem uma probabilidade alta de migrar e mesmo assim migra, este pode causar um viés na estimativa do impacto de ser migrante. Para retirar esse viés usamos uma correção para seletividade que permite os migrantes de baixa probabilidade de migrar ser diferentes dos com alta probabilidade. Para isto, utilizaremos dados da PNAD de 2007.
Os resultados encontrados mostram que nos principais fluxos migratórios brasileiros não parece haver seletividade e relação entre migração e renda.
III
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos meus amigos, grandes companheiros em todos os momentos, ao meu professor orientador, Donald Pianto, que muito me ensinou e ajudou e àqueles que sempre estão comigo e sempre estarão, minha família. Enfim, agradeço àquele que tudo me deu por pura graça, Deus.
IV
ÍNDICE
INTRODUÇÃO............................................................................................................................. 06