Estudo sobre max weber
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
JONATHAN GOUVEIA
JÚLIO NETTO
MARIANNA GOUVEIA
ESTUDO SOBRE MAX WEBER
RECIFE
2013
JONATHAN GOUVEIA
JÚLIO NETTO
MARIANNA GOUVEIA
ESTUDO SOBRE MAX WEBER
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Históricos da Educação no Brasil, no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Prof. Hugo Monteiro Ferreira
RECIFE
2013
Maximilian Karl Emil Weber nasceu em Erfurt, Alemanha, em 21 de abril de 1864, e faleceu em Munique, em 14 de junho de 1920. Karl foi um intelectual, jurista, economista, e também considerado um dos fundadores da sociologia.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia. Weber deu inicio a sua carreira acadêmica na universidade Humboldt, em Berlim, trabalhando posteriormente na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Foi um personagem influente na política alemã, sendo consulto dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes e na Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Em outro trabalho importante, A política como vocação, Karl definiu o Estado como “uma entidade que reivindica o monopólio de uso legítimo da força física”, uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente. Em suas contribuições mais