Estudo para monografia
A assepsia é um conjunto de medida, utilizada para impedir a invasão de microorganismos em um ambiente no qual não os devem ter, tal ambiente chamado de asséptico, ou seja, livre dequalquer infecção.
História da Assepsia
Há aproximadamente 160 anos o Doutor Ignaz Philipp Semmelweis (1818-1865), descobriu através de diversas pesquisas, a importância da assepsia das mãos nocontrole de infecções no âmbito hospitalar. O que motivou Semmelweis a se aprofundar em tais pesquisas, foi à mortalidade de gestantes por febre puerperal, no hospital geral de Viena, onde ele assumiu ocargo de assistente, outro fato que o auxilio a descobrir as causas de varias mortes, foi o falecimento de um amigo de Semmelweis, que durante uma autópsia foi ferido no braço por um bisturi de umaluno, as lesões descritas no laudo da autópsia do corpo desse amigo, são muito semelhantes ao primeiro caso, em tais lesões foram encontrados partículas em decomposição cadavérica, vários médicos eenfermeiro que realizavam os partos, também faziam ou participavam de autópsias no hospital, então em fim ele consegui detestar o foco das transmissões, através de suas informações Semmelweis implantoudiversas medidas, como o isolamento de casos, evitando outras afecções, lavagens das mãos e fervura dos instrumentos e utensílios.
A maior de suas medidas foi à fixação de cartazes dizendo:
“A partirde hoje, 15 de maio de 1847, todo estudante ou médico é obrigado, antes de entrar nas salas de clinica obstétrica, a lavar as mãos com uma solução de ácido clórico, na bacia colocada na entrada. Estadisposição vigorará para todos, sem exceção.” (Semmelweis, 1847).
E reduzindo assim a mortalidade de gestantes de 18,27% em Abril para 3,04% em Junho do mesmo ano.
HIGIENIZAÇÃO E ASSEPSIA NO AMBIENTE DA CONTATOLOGIA
Assepsia química
A assepsia química das lentes gelatinosas pode ser executada pela imersão das lentes em produtosquímicos fornecidos por fabricantes especializados. Estes produtos