Estudo josé do egito
OS SONHOS DE JOSÉ
Nosso estudo começa com a vida de José quando ele tinha dezessete anos e a Bíblia nos relata que ele apascentava ovelhas com seus irmãos.
Jacó, que Deus mudou o nome para Israel, amava mais a José que os outros filhos como vemos na passagem abaixo:
“ E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores” (Gn 37.3)
OBS.: A túnica de várias cores tinha um significado – era um sinal de favoritismo, ou seja, demonstrava a preferência de Jacó por José.
Isso era motivo de ciúmes dos demais irmãos que então odiavam a José, pois principalmente os mais velhos viam ameaçada a primogenitura que disputavam.
José recebeu um dom de Deus: interpretação de sonhos, e esse dom também contribui para a revolta de seus irmãos, como veremos em seguida:
O primeiro sonho:
“ Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho” (Gn 37.7)
OBS.: Em algumas bíblias ao invés de molho está escrito feixe, enfim são amarrados de capim para alimentar as ovelhas.
( O feixe que se levantava e ficava em pé era José e os demais que o rodeavam e se inclinavam eram os irmãos)
O segundo sonho:
“... Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim” (Gn 37.9b)
Os dois sonhos causaram ódio e inveja em seus irmãos, pois a interpretação dos sonhos, dada por Deus à José, era de que ele exerceria domínio sobre os irmãos e isso se repetiu no segundo sonho. Desta vez José também contou a seu pai, e este o repreendeu questionando o significado do sonho que colocava os irmãos (as onze estrelas) e também seus pais (representados pelo sol e a lua) se