Estudo em I Pedro 2
O estudo desta noite tem como base uma analise exegética, teológica e pratica. As terças feira, são reuniões de oração e estudo bíblico, por isso o Titulo Terça da Edificação, mas para haver edificação tem que haver fundamentação bíblica e como conseqüência a pratica na vivencia familiar e comunitária.
1: 24 – 25, nos recorda a finitude da vida humana, encontramos esta afirmação não só em referencia ao ser humano, mas sobre toda criação paira o pó da morte; a palavra de Deus contudo, permanece eternamente, tendo poder de resgatar a todos a que a ela se apegam.
POIS É ESTA (enfático), esta palavra poderosa, vivificante e eterna, A PALAVRA QUE NOS FOI ANUNCIADA.
Este é o fundamento sobre o qual é constituída a relação com Deus na qual nós vivemos.
V. 1 – 3 trecho imperativo, Gramática me ensina: exprime ordem, exortação, pedido. Filosofia: Kant = modo do verbo que exprime sua ação ordenando, ou pedindo de forma fervorosa e relacionando a ação da razão do ser sobre si, tendo como alvo uma conquista concreta. COMENTARIOS
V. 4 – 5 trecho transição
V. 6 – 10 trecho indicativo, gramática, modo do verbo que exprime o estado, a existência ou ação de uma maneira certa.
Pedro tem em mente que os cristãos nascidos de novo, são agora como bebes, precisam desenvolver-se, e o alimento necessário é a palavra pela qual foram gerados. Pois a nova vida é vivida no mundo e numa constante dialética entre o velho e o novo. Dialética = arte de argumentar e discutir.
Velho = mundo, teorias, paradigmas modeladores que tem por base a satisfação egocêntrica e carnal.
Novo = Espírito Santo
A ação(imperativo) deve ser dirigida em duas direções: despojando-se do antigo, e alimentando-se do novo.
V.1 inicia-se com a conjunção PORTANTO(uma conjunção é utilizada para iniciar uma oração que inclui uma conclusão de idéia ou raciocínio explicitado na oração anterior). QUAL A IDEIA, CONCLUSÃO QUE PEDRO TEM EM MENTE? Se