Estudo dos cátions do Grupo I: Na+, K+ e NH4+
REFERÊNCIAS: Baccan, N., Aleixo, L.M., Stein, E., Godinho, O.E.S., Introdução à semimicroanálise Qualitativa, Campinas, Editora da Unicamp, 6ª edição, 1995.
Vogel, A., Química Analítica Qualitativa, São Paulo, Mestre Jou, 5ª ed, 1981.
Experimento - 02
Estudo dos cátions do Grupo I: Na+, K+ e NH4+
1. Teste de chama Para esta prova utiliza-se o bico de Bunsen ajustado para produzir uma chama azul. Limpe o fio de platina aquecendo-o na chama e em seguida, mergulhe-o em uma solução de HCl concentrada e aqueça-o novamente. Esse procedimento deve ser realizado até que o fio, quando aquecido, não apresente coloração nenhuma. Após realizada a limpeza, mergulhe o fio de platina na solução ácida e, em seguida, coloque uma pequena porção de cloreto de sódio e leve o fio à chama do bico de Bunsen. Anote as observações e repita o mesmo procedimento para o KCl e NH4Cl. O sódio proporciona uma chama amarela intensa. O potássio, uma coloração roxa e o amônio não apresenta coloração.
2. Reação com acetato de zinco e uranila - Zn(UO2)3 . (C2H3O2)8 Coloque 5 gotas de uma solução de nitrato de sódio 0,2 mol/L em um tubo de ensaio e a seguir, adicionar 3 gotas de álcool etílico e 10 gotas de acetato de zinco e uranila. Agite bem e deixe em repouso por 5 a 10 minutos. Anote as observações e repita o mesmo procedimento para as soluções de KCl e NH4Cl 0,2 mol/L.
3. Reação com ácido perclórico - HClO4 Para fazer esse teste, adicione 3 gotas de uma solução de NaCl 0,2 mol/L e 5 gotas de ácido perclórico 20%. Repita o mesmo procedimento para as soluções de KCl e NH4Cl 0,2 mol/L. Observe os casos onde há formação de precipitado.
4. Reação com ácido tartárico - C4H6O6
Para fazer esse teste, adicione 5 gotas de uma solução de NaCl 0,2 mol/L, 6 gotas de ácido acético 6M, 6 gotas de acetato de sódio 6M e 5 gotas de ácido tartáricoRepita o mesmo procedimento para as soluções de KCl e NH4Cl 0,2 mol/L. Observe os casos onde há formação