estudo do texto
Questionário
1) Identificar alguns aspectos da sociedade pós-moderna.
Segundo Bauman, “Liberdade, diversidade e tolerância constituem a fórmula do armistício da pós-modernidade. E com tolerância transformada em solidariedade, o armistício pode mesmo transformar-se em paz”.
2) A significação do jurídico no contexto da pós-modernidade.
O determinante papel do Direito Público, no sentido da re-construção do desenvolvimento para sociedades economicamente deficitárias e semiperiféricas, qual ocorre com o Brasil, não pode ser descartado. Assim é que pensar as politicas públicas efetivas é um desafio em tempos em que a inoperância e o descredito tomaram conta da consciência coletiva acerca da capacidade de ação e intervenção do Estado sobre a sociedade.
3) A situação do Estado frente às demandas atuais.
Em que perspectiva, se encontra a discussão sobre as capacidades paralelas ás do Estado de revigorar modos alternativos de construção da sociedade, e, não pela politica de Estado, necessariamente, mas por politicas parceiras de ideais de Estado, permitir a revitalização da esfera pública, ainda que por mecanismos oriundos de outras formas de expressão da justiça.
4) Qual o papel do jurídico e do politico na reconstrução social? A aproximação da dimensão administrativa da política, com pleno e efetivo conhecimento do objeto da política pública, é o que permite a plena atuação prática do poder de gerenciamento de conflitos e necessidades sociais; não é nada diferente o que se almeja para a concepção aqui em discussão de uma reengenharia do poder.
5) Em que se baseia a condição politica pós-moderna?
Segundo Agnes Heller, “A condição politica pós-moderna se baseia na aceitação da pluralidade de culturas e discursos. O pluralismo (de vários tipos) esta implícito na pós-modernidade como projeto”. Na pós-modernidade, considerando-se outros aspectos democráticos de condução do poder (abertura para os movimentos sociais,