estudo do paragrafo
Introdução é no parágrafo de abertura, responsável pela apresentação do assunto, em que é lançada a tese (tópico frasal ou ideia principal) a ser desenvolvida nos parágrafos seguintes.
Desenvolvimento é a parte fundamental da dissertação, em que se desenvolve o raciocínio ou o ponto de vista sobre o assunto, por meio de argumentos convincentes. Do desenvolvimento, depende a profundidade, a coerência e a coesão do texto. Cada argumento a ser trabalhado deverá ocupar um parágrafo.
E, por fim, a conclusão é a parte final do texto, em que se faz um arremate das ideias apresentadas. É mais comum, na conclusão de um texto que o autor ofereça uma sugestão para o problema levantado. mas, às vezes, ele se limita a passar a solução do poblema para o leitor, por meio de uma pergunta.
Para a produção do texto definitivo, revisar o rascunho analisando os seguintes pontos:
• A coesão textual. A coesão de um texto é decorernte das relações de sentido que se operam entre os seus elementos. Muitas vezes, a compreensão de um termo depende da interpretação de outro ao qual ele faz referência.
Os elementos de que a língua dispões para relacionar termos ou segmentos na construção de um texto são os recursos vocabulares, sintáticos e semânticos - chamados de conectivos, coesivos ou conectores.
• A coerência textual. É o resultado da articulação entre as ideias de um texto; a estrutura lógico-semântica que faz com que, em uma situação discursiva, palavras e orações componham um todo significativo para o leitor.
No texto coerente, o leitor passa de um parágrafo para o outro sem sustos, sem sobresssaltos, pois não há aí nenhuma parte que não se solidarize com as outras. A coerência é a conexão semântica.
- A divisão dos parágrafos e a relação entre eles.
- A extensão dos períodos (devem ser curtos).
- A progressão textual.
- A correção - ortografia, acentuação e pontuação.
- Verificar vocabulário. Não repetir palavras.
- Cortar informações e