Estudo do livro “O que é Educação Física”.
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Educação Física
Disciplina: Ginástica I
Docente: Joice Elisa Masina Baungarten
Acadêmico: Ricardo Isaias Gobbi
Estudo do livro “O que é Educação Física”.
1) Com base nos questionamentos inseridos no texto dos capítulos de Higgins ao jogging/ Do homem natural ao homem máquina, escreva uma lauda sobre o assunto, retirando as teses do autor (idéias relevantes).
A educação física sempre esteve presente no cotidiano humano. Em qualquer época a começar pela pré-história é possível perceber a importância das atividades físicas. A civilização grega marcou o início autêntico da educação física. A concepção da educação era baseada na comunhão do corpo e do espírito que a tornava a mais humanista de todas. Chegou a tornar-se assunto dos intelectuais, numa tentativa de reintegração do físico e do estético às preocupações educacionais.
A educação Física fundamentou os alicerces da educação escolar no século XVIII sendo introduzida na escola no século XIX devido ao benefício que ela trazia a saúde. Com o aumento das horas de estudo e a imobilidade de algumas disciplinas criaram para os jovens os mesmos problemas de trabalhadores fazendo-se necessário uma maior atenção à educação física. Basicamente a história desta ciência ocorreu através de quatro correntes. A corrente alemã, a nórdica, a sueca e a francesa sendo esta última a responsável por trazer os primeiros estímulos que passaram a constituir os alicerces da educação física brasileira. E a evolução dela no Brasil se deve basicamente a duas influências: a médica e a militar a primeira por diversas teses de faculdade e a segunda, pois os exercícios físicos tornaram-se obrigatórios nas escolas militares servindo como meio de divulgação das atividades físicas. Mas o que gerou uma verdadeira utopia foi às recomendações de Rui Barbosa entre as quais encontram-se valorização do profissional