dsgvdgsdgsdg
854 palavras
4 páginas
A) CONCEITO DE ÓTICA:Ótica é a parte da física que estuda a luz e os fenômenos luminosos.
Define-se como luz o agente físico que sensibiliza nossos órgãos visuais. A Luz é uma onda eletromagnética e sua velocidade no vácuo é de aproximadamente 3,0 x 105.
B) REFLEXÃO DA LUZ
Reflexão é um fenômeno físico no qual ocorre a mudança da direção de propagação da luz, ou seja, consiste no retorno dos feixes de luz incidentes em direção a região de onde ela veio, após os mesmos entrarem em contato com uma determinada superfície refletora.
C) REFRAÇÃO DA LUZ
A refração é um fenômeno que ocorre com a luz quando ela passa de um meio homogêneo e transparente para um meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio pode ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.
D) LEI DE SNELL DESCARTES
A lei de Snell-Descartes, como o próprio nome indica, foi proposta em 1621 pelo matemático e físico holandês Villebrord Snell (1591-1626) e pelo filósofo francês René Descartes (1596-1650).
Esta lei relaciona-se com a refração de uma onda quando penetra num meio diferente.
Sendo o ângulo de incidência (i) o ângulo formado por um raio de onda incidente e pela normal à superfície separadora, no ponto de incidência, e sendo o ângulo de refração (r') o ângulo formado pela direção de propagação da ondarefratada com a normal à superfície separadora no ponto de incidência verifica-se a lei de Snell-Descartes para a refração das ondas.
Esta lei pode ser escrita da seguinte forma: n21 = sin i/sin r'.
E) ESPELHO PLANO
Pode-se considerar um espelho plano qualquer superfície plana que seja capaz de refletir a luz incidente. Podem ser de diversos formatos em diferentes objetos, desde que sua superfície tenha uma característica sempre plana e polida, para que exista o reflexo dos raios de luz,
F) ESPELHO ESFÉRICO E FORMAÇÃO DA IMAGEM
Podem ser de dois tipos: côncavo e convexo, sendo aplicado em diferentes áreas e situações.