estudo do futebol
passe; chute; cabeceio; controle; condução; drible; domínio; marcação. Existem outros aspectos que são considerados por alguns autores como fundamento, que são a proteção de bola e a desmarcação.
Para o goleiro, os fundamentos são: passe; chute; lançamento com as mãos; saída do gol; quedas; defesas altas e baixas; empunhadura.
As características de cada fundamento são:
Passe (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé, calcanhar, coxa, peito e cabeça) Chute (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e calcanhar)
Condução (parte interna do pé, parte externa do pé, bico do pé, peito do pé e sola do pé)
Controle (pé, coxa e cabeça)
Cabeceio (ofensivo e defensivo)
Domínio (pé, coxa, peito e cabeça)
Drible (parado, em movimento)
Marcação (com a bola, sem a bola, individual, zona)
Introdução
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol. Charles Miller: pai do futebol no Brasil
História do Futebol: origens
Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares