Aplicativos dentro de campo: breve estudo sobre aplicativos relacionados ao futebol
Diego Fernando de Mello 3
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Americana
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar o comportamento atual dos usuários de aparelhos eletrônicos, denominados smartphones. Analisando sua relação direta com o desenvolvimento cultural e econômico. Evidenciando por meio de discussões o limite de uso e como os aplicativos relacionados ao meio esportivo, se comportam dentro deste cenário atual.
Palavras-chave
Aplicativos; tecnologia; futebol; consumidor e comportamento.
Introdução
Falar em Futebol, no ano de véspera em que nosso país sediará a 19ª edição da
Copa do Mundo FIFA, soa como “mais do mesmo”, deve ser fácil, para milhões de apaixonados pelo esporte citar a escalação do time de coração, saber os resultados da última rodada, acompanhar os campeonatos europeus e conhecer os craques, mas nem todo brasileiro ama futebol e carnaval, alguns preferem games, tecnologias e outros esportes. Hoje temos ferramentas que possibilitam a conectividade desses perfis; redes sociais, aplicativos, locais de trabalho e estudo, são alguns pontos em comum. E aqui os aplicativos entram em campo com destaque, como aponta matéria de Setembro de 2013, da revista Info: “Cerca de 102 bilhões de aplicativos para smartphones e tablets serão baixados até o fim deste ano. A previsão é da consultoria Gartner, e mostra ainda um crescimento no faturamento das empresas”.
Trabalho elaborado para a Conclusão do Curso de Comunicação Social – Publicidade e
Propaganda que se insere na linha de pesquisa 2 - Marketing e Comunicação (comportamento do consumidor)
2
Luan Augusto: luan.augusto.v@gmail.com
3
Diego Mello: diegof_mello@hotmail.com
1
“Estamos conectados 24 horas por dia. Somos cada vez mais dependentes dos nossos smartphones e tablets.” (STRUNCK, 2012, p. 41). 4
Estima-se