ESTUDO DO CONTO
Jair Pereira, Lara Vaécia, Leandro Rodrigues.
Professor-orientador: Andréa Karla
JUSTIFICATIVA: Na busca do melhor caminho para compreender a língua portuguesa necessita-se de uma análise minuciosa dos elementos englobados no gênero textual conto; investigando se há dificuldade na aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, mediante ao estudo do gênero conto. Diante desses fatores contribuintes para o desenvolvimento do aluno e do professor, contextualizamos o emprego no gênero citado.
OBJETIVO: Verificar se os alunos do 6º ano do ensino fundamental estão tendo dificuldade na aprendizagem do gênero narrativo conto. METODOLOGIA: Na elaboração desse trabalho utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica. Aliada posteriormente a pesquisa de campo que reforçou o embasamento teórico. O procedimento avaliativo mostrou à realidade vivenciada pelo professor no momento de transmitir o conteúdo associado ao estudo do conto. Esta pesquisa teve por base averiguar por meio da observação da inserção do gênero conto em sala de aula em turmas do 6º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, como também identificar os recursos utilizados no ensino aprendizagem do gênero narrativo conto.
RESULTADOS ALCANÇADOS: Partindo da concepção dos teóricos destacados, a pesquisa visou assimilar suas teses realizadas e discutir quais os limites do conto onde ele termina e onde ele começa, e em que ele se diferencia dos demais gêneros narrativos, os aspecto que fazem dele um conto e não outro tipo de narrativa.
CONCLUSÃO: Ao realizar uma análise com embasamento na ideologia dos teóricos e nas respostas obtidas por meio da pesquisa de campo. Verificou-se que a existência de diferentes níveis de dificuldade encontrados pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental, mediante ao processo de aprendizagem do estudo do conto.
PALAVRAS CHAVES: