Estudo do Bico de Bunsen
Objetivo
Aprender a manusear o Bico Bunsen de forma adequada, obedecendo as normas de segurança, observando os diferentes tipos de chama no mesmo.
Introdução
O bico de Bunsen é um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha. Possui como combustível normalmente utilizado é GLP (butano propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
Questões
1) Qual a função do ácido clorídrico no experimento?
O Ácido Clorídrico tem a finalidade de limpeza, serve para retirar quaisquer vestígios de outro composto que estejam no fio de níquel-cromo, garantindo não haver interferência que possa mascarar o teste de chama.
2) A cor é característica do cátion, do ânion ou do composto? Explique.
A cor é característica do cátion, pois o experimento se baseia na energia emitida pelo elétron da ultima camada, ou camada de valência. Quando aquecido pela chama, esse elétron recebe energia e pula para um nível mais elevado, quando este vai voltar a seu nível de energia original, ele deve devolver a energia ganha para o meio. Cada nível energético irá determinar a frequência das ondas emitidas, e, portanto, a coloração adquirida na queima do composto.
3) Que tipo de energia é fornecida a composto? O que acontece com o elétron ao receber esta energia?
Ao colocar fogo no composto, estamos fornecendo energia térmica (calor). Quando o elétron recebe essa carga enérgica, ele vai para uma camada de nível energético maior. Quando esse elétron volta a sua camada de origem, ele devolve essa energia para o meio. Dependendo da quantidade de energia, e da camada em que esse elétron estava e passou a estar, quando ele libera essa energia, ela tem certa frequência,