estudo dirijido
Professor: Marcelo Menezes da Costa
Atividade de Revisão de Conteúdos
1.Leia atentamente o trecho abaixo:
“Nossa tendência de dividir o mundo perceptível em eventos e objetos individuais e de nos vermos com entidades e indivíduos isolados, provém, dizem os místicos, do intelecto classificador, da mente racional. Esta divisão é muito útil e necessária no nível prático de todos os dias. No entanto, essa não é uma feição fundamental da realidade. Fundamentalmente não existem objetos separados. Para o místico, cada objeto tem um caráter fluido e sempre em mudança, pois depende em grande parte do estado de consciência no qual se está operando. A visão oriental é sempre dinâmica, pois contém o tempo e a mudança como características essenciais. O Cosmos é visto como uma realidade inseparável, para sempre em movimento, viva, orgânica, espiritual e material ao mesmo tempo.”
Fritjof Capra – O tao da física
A partir da leitura, responda às questões que se seguem:
a) Existe no texto acima uma crítica à visão mecanicista da natureza e, na filosofia do conhecimento moderna, tal visão é atribuída a René Descartes. Para esse pensador, qual deveria ser o caminho para o conhecimento?
b) Em quê esse pensamento se diferencia do pensamento de F. Bacon?
c) A partir do trecho acima, que crítica pode ser feita à separação entre sujeito e objeto do conhecimento?
d) Ao longo da história do conhecimento, diferentes teorias sobre como conhecer os fenômenos (epistemologias) foram abordadas. Diferencie as perspectivas emprirista, racionalista (dedução), construcionista (ou falsificacionista), explique como cada uma entende a relação entre sujeito e objeto do conhecimento e a forma como cada perspectiva dessas entende o conceito de verdade.
2. A principal diferença entre os diversos tipos de conhecimento e o conhecimento científico está na mediação entre o problema e a explicação por meio do