Estudo Dirigido
1. Como era desenvolvido o trabalho didático até o século XVI?
Resposta: Até o século XVI o trabalho era feito através de um preceptor para educar os filhos, nesse caso, a burguesia imitava a nobreza, já que essa forma de educação era um legado da sociedade feudal. A sala de aula não era algo que existia naquela época, as aulas eram ministradas em ambientes externos ou internos, na casa do aluno ou do próprio preceptor.
2. Segundo o autor do texto, quem foi Comenio e qual foi sua participação na Educação?
Resposta: Após a Reforma Protestante afirmar que era necessária uma mudança na educação, Comenius foi o mentor de toda essa mudança, através de sua obra. Comenius foi o educador que encarnou a posição de vanguarda da Reforma protestante nas origens da produção da escola moderna; foi quem concebeu, de uma forma mais elaborada, orgânica e de conjunto, o projeto dessa instituição social, em meados do século XVII.
3. Qual foi a contribuição da Companhia de Jesus para a educação?
Resposta: A contribuição foi a organização e a divisão do trabalho didático e também a materialidade dos colégios jesuíticos.
4. Explique as duas etapas do processo de ensino-aprendizagem do Ratio Studiorium (preleção e composição).
Resposta: A primeira etapa corresponde à prelectio, que fala da figura e da ação do professor, a preleção, como o próprio termo indica, era entendida como “lição antecipada, uma explicação do que o aluno deverá estudar”. A segunda etapa fundamental, era a composição, onde o aluno colocava em prática aquilo que aprendia, algo que não era feito apenas em sala de aula.
5. Como era o ensino no modelo modus parisienses?
Resposta: Com esse modelo, houve a primeira divisão de classes, os alunos eram divididos de acordo com seu adiantamento, haviam atividades de repetição, disputas e outros processos.
6. Como foi organizado o plano de estudos na Companhia de Jesus?
Resposta: O Plano de Estudos da Companhia de Jesus era bem uniforme em sua