Estudo dirigido
Disciplina: CHE
Prof.ª Drª Isabele De Castro
Discente: Viviane de J. Queiroz Santos
ESTUDO DIRIGIDO I I
MEMBRANA-CITOPLASMA E NÚCLEO
MEMBRANA PLASMATICA a- A membrana plasmática é composta por lipídios e proteínas ou lipoproteínas, colesterol, gliproteina. Ela tem uma bicamada de fosfolipídios, uma voltada para o meio externo e outra para o meio interno. Parte desses fosfolipídios é hidrófila ou hidrofílica, ou seja, tem afinidade por água. Já a parte mais interna da membrana não interage com água, pois não possui afinidade por ela, e é chamada hidrofóbica. Na bicamada encontram-se proteínas que estão inseridas, estas são as proteínas de membrana integrais. A membrana plasmática é extremamente fina, e só é capaz de ser enxergada através de microscópio eletrônico. Por ser tão fina assim, outras estruturas a recobrem, atribuindo-lhe uma proteção extra, que são parede celular e glicocálix, o qual possui função primordial de proteção.
Permeabilidade seletiva é a camada fosfolipídica da plasmática funciona como uma barreira maleável e permite a passagem de substâncias diretamente através dela, e impede a passagem de outras, ou seja, ela faz uma seleção de substâncias que devem ou não ser introduzidas nas células.
b- A diferença entre o transporte ativo e passivo é que o passivo não a gasto de energia e o ativo gasta energia. Osmose é um tipo de difusão é também um transporte passivou que os a permite a passagem da agua que no caso o soluto. Ela sai do lugar menos concentrado para o mais concentrado (para ter equilíbrio). A difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônica). c- A concentração de sódio é maior fora da célula (meio extracelular) enquanto a de potássio é maior dentro da célula (meio intracelular) e a manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas que