Estudo Dirigido
1. Para Thomas Hobbes, o que os homens buscam ao restringir a liberdade natural?
É a preocupação com a sua própria conservação e a garantia de uma vida mais feliz.
2. O homem natural de Hobbes é um selvagem? Justifique.
O homem natural de Hobbes não é um selvagem, mas um homem sem cultura. Hobbes acredita que o homem era “mal”, que se tornava mais feroz e violento do que os mais perigosos animais selvagens.
3. Por que, para Hobbes, as leis naturais são contrárias a nossas paixões naturais?
São contrarias as nossas paixões naturais, que nos inclinam para a parcialidade, o orgulho, a vingança e coisas semelhantes, se não houver o temor de algum poder que nos obrigue a respeita-las.
4. De acordo com Hobbes, o que difere a sociedade de homens das sociedades de outras criaturas vivas (como as abelhas e as formigas)?
Algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente uma com as outras, tendem para o benefício comum. Para Thomas Hobbes, essa tendência não ocorre entre os homens porque esses insetos, dentro de sua irracionalidade natural, dão lições de conduta aos seres humanos, seja na tarefa diária, seja na politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx. As abelhas e as formigas têm a peculiaridade de construir suas sociedades dentro de uma unidade dinâmica e circular, que poderia ser bem definida como um contrato social se elas fossem humanas. Os seres humanos não atingiram tal estagio ainda. Estes estão constantemente envolvidos em uma competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder político, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e guerra civil. O motivo maior que guia a vida de tais criaturas é a engrenagem, da soberania, da vontade de criar, da vontade de poder, retomada por Nietzsche e pelo existencialismo.
5. O que sugere Hobbes para a instituição de um