ESTUDO DIRIGIDO
Generalidades
Os Nematoda ou nematoides são considerados como o grupo mais rico em espécies e mais abundante na face da Terra. São encontrados como parasitos no interior de vegetais e animais vertebrados e invertebrados, e de vida livre em ambientes de água doce e marinha e na maioria dos ambientes terrestres das 20.000 spécies descritas, 2.000 são fitoparasitas, 5.000 são parasitos de animais e 13.000 são de vida livre. Dentre os organismos deste filo que causam problemas na saúde pública (parasitoses) existe:
- Ascaris lumbricoides
- Enterobiu vermiculares
- Anscylostoma duodenalis
As formas de vida livre podem ser encontras em todas as latitudes, graças a vários tipos de adaptações que lhes permite enfrentar desde o congelamento até o estresse hídrico. As formas parasitas são consideradas pragas devido ao prejuízo causado na agropecuária. O conhecimento sobre os nematóides está concentrado nas formas parasitas, enquanto quase nada se conhece sobre as formas de vida livre.
O compartilhamento entre espécies de nematóides de estruturas sensoriais características (anfídios e fasmídios), espículas copulatórias e poro excretor ventral sustentam a monofilia do grupo.
Os nematóides geralmente têm tamanho bastante reduzido (cerca de 1mm), porém existes espécies gigantes com 17 metros, como por exemplo Placentonema gigantissima, encontrada na placenta de cachalotes. Eles são dióicos (sexos separados) com dimorfismo sexual (macho menor que as fêmeas) e com reprodução sexuada e fecundação interna. Algumas espécies de parasitas necessitam de hospedeiro intermediário para completar ciclo de vida.
Morfologia Externa
Corpo com simetria bilateral, alongado e afilado em ambas as extremidades e amplo pseudoceloma.
Corpo revestido por uma cutícula não celular secretada pela epiderme.
A cutícula apresenta alta resistência e impermeabilidade, representando uma excelente adaptação contra a dessecação e as variações ambientais (favorece a