Estudo dirigido
PROCESSOS BIOQUÍMICOS APLICADO À NUTRIÇÃO
ESTUDO DIRIGIDO
Acadêmica: Mírian Bezerra
Estudo dirigido glicólise
1.Identifique as duas etapas da glicólise, quanto aos produtos finais de cada e quanto aos números de ATPs e NADHs formados.
Na primeira fase gastam-se 2 moléculas de ATP em duas fosforilações; esta fase acaba com a formação de 2 trioses, 2 moléculas de gliceraldeído 3-fosfato, que resultam da clivagem da glicose.
Na fase de oxi-redução vai haver um retorno do investimento de 2 moléculas de ATP da fase anterior: vão ser formadas 4 moléculas de ATP (através da fosforilação de ADP), para além de 2 moléculas de NADH, por cada molécula de glicose. Esta fase termina com a formação de piruvato.
2.Escreva a equação geral da via glicolítica.
A equação geral da glicólise é: Glicose + 2 ADP + 2Pi + 2 NAD+→ 2 piruvato + 2 NADH+ 2H+ + 2 ATP + 2 H2O.
3.Identifique as enzimas que fazem a regulação da via glicolítica.
As enzimas reguladoras são a hexoquinase, ocorre na reação 1, fosfofrutoquinase que ocorre na ração 3 e a piruvatoquinase, esta ocorre na reação 10.
4.Indique os destinos principais do piruvato em aerobiose e em anaerobiose.
Em condições anaeróbias, o piruvato vai entrar em processos de fermentação lática ou alcoólica. No caso da fermentação lática, dá-se a redução do piruvato a lactato; Na fermentação alcoólica, temos a conversão do piruvato em etanol e C02. O piruvato, em condições aeróbias, pode ser oxidado originando o grupo acetil da acetil-CoA (libertando-se dióxido de carbono) que irá posteriormente entrar no ciclo de Krebs.
5.Identifique as vias que precisam ser dribladas para se fazer a gliconeogênese.
A maioria das etapas da gliconeogênese usa as mesmas enzimas que catalizam o processo da glicólise, porém, o fluxo de carbonos, é claro, é na direção reversa. Entretanto, em três pontos as reações da glicólise são irreversíveis (por liberarem energia livre em forma de